Witzel sofre impeachment e não é mais governador do Rio de Janeiro; A decisão foi unanime

Uma notícia está sendo destaque nesta sexta-feira (30). O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC),sofreu impeachment na tarde de hoje. O Tribunal Especial Misto (TEM), que foi formado para julgar processo de impeachment do governador, que já estava afastado, obteve votos suficientes para afastá-lo definitivamente do cargo.

O tribunal é formado por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ao total, foram 10 votos, todos a favor do impeachment, mas somente 7 votos eram precisos para que a decisão fosse definitiva.

Agora, ele ficará inelegível por 5 anos e terá o cargo assumido definitivamente pelo seu vice – que já estava atuando nesse período de afastamento- Claúdio Castro. Cláudio também assume o Palácio Guanabara.

Witzel é investigado por crime de responsabilidade e corrupção na condução da pandemia, segundo uma acusação de que ele havia uma caixinha de propina paga por Organizações Sociais (OSs). Para a CNN, Witzel elegou ter sido “injustiçado”.

 

 

Da Redação do Acontece na Bahia