Vereador causa revolta ao abrir caixão lacrado para provar que idoso não foi vítima de Covid-19 em MG

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta terça-feira (27).O vereador William Faria (PT), da cidade de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, será investigado por abrir o caixão de um idoso, de 92 anos, para tentar provar que ele não tinha falecido em decorrência da Covid-19.Imagens feitas do momento da ação foram publicadas nas redes sociais do vereador.

O parlamentar havia sido procurado pela família do idoso que não concordava com o diagnóstico apontando como a causa da morte para a Covid-19.Os protocolos de prevenção e disseminação do coronavírus estabelecem que velórios e sepultamentos de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 ou com suspeita, sejam realizados com os caixões lacrados além de ser proibido aglomerações nas cerimônias.

José Vieira do Carmo, 92 anos, morreu com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e com sintomas de Covid-19, de acordo com o Hospital Irmã Denise (Casu), que fica em Caratinga (MG).O paciente havia dado entrada na noite de sábado (24) em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Caratinga, e foi transferido para o hospital na sequência. O idoso não conseguiu resistir e faleceu pouco tempo depois.

Segundo informações da família, José Vieira havia feito o teste rápido para verificar a contaminação por Covid-19, porém o resultado deu negativo. Em um segundo teste aplicado, o PCR, o resultado ficou pendente. O caso foi tratado como suspeita de Covid-19 e o corpo do idoso foi encaminhado para uma funerária e levado ao cemitério devidamente lacrado.

Graziela Vieira do Carmo, neta de José Vieira, informou que o avô precisou ser intubado mas não resistiu ao procedimento.”Por ser intubado, ele não aguentou a intubação. Foi feito o teste de Covid rápido e deu negativo. Então, ele foi para o Casu. Chegou no Casu, ele nem ficou tanto tempo. Era para terem colocado no prontuário médico, pois se é suspeita de Covid, a família tem que saber”, comentou Graziela.

O vereador William disse que o documento emitido aponta a causa da morte como sendo por insuficiência respiratória. A família destacou que o idoso sempre apresentou problemas de saúde. Informou ainda que José já havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e semana que vem iria tomar a segunda dose. O parlamentar foi procurado pela família do idoso que queria realizar o velório e questionou os protocolos de prevenção e disseminação da Covid -19.

No cemitério o vereador abriu o caixão que estava lacrado com a ajuda de um facão. “Nós não podemos enterrar um cidadão com dúvida. Não é simplesmente pegar um cidadão e empacotar ele e falar que é Covid. A gente tem que ter certeza do que está fazendo”, disse o parlamentar.

O vereador será alvo de investigação por crime de infração de medida sanitária. Em um vídeo publicado, o presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste afirma que a atitude do vereador será investigada.

“A Câmara Municipal esclarece que a conduta do vereador será devidamente investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Tão logo o processo seja concluído, daremos maiores esclarecimentos sobre as medidas adotadas em razão deste lamentável evento”, disse Altair Nunes Ferreira, presidente da Câmara municipal.

Questionado, o parlamentar disse que não concorda com o sepultamento de alguém sem o resultado do exame PCR que apontará a causa da morte.”Nós não podemos enterrar um cidadão com dúvida. Não é simplesmente pegar um cidadão, empacotar e dizer que é Covid”.

Da redação do Acontece na Bahia