O Deputado Federal Jorge Solla (PT-BA) usou o Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia 18, para fazer uma homenagem especial. O parlamentar utilizou seu tempo de fala em uma sessão especial que teve início às 11h25 e se encerrou às 12h28, para reconhecer e celebrar os 75 anos do bloco Filhos de Gandhy. Em suas redes sociais, Solla também enalteceu mais um ano do bloco e lembrou da importância dos Filhos de Gandhy na cultura nacional. “Vamos homenagear os 75 anos do bloco Filhos de Gandhy em uma sessão especial na Câmara Federal, requerida por mim como forma de reconhecimento ao valor do Gandhy na cultura da Bahia e do Brasil”.
“No Carnaval deste ano fui convidado a sair no bloco e foi uma das melhores experiências da minha vida. Não apenas vi de perto, mas com meu turbante fiz parte do lindo tapete branco”.
“O bloco de afoxé Filhos de Gandhy foi fundado em 1949, em Salvador, Bahia, por um grupo de pescadores e trabalhadores. Inspirados pela filosofia de Mahatma Gandhi, o grupo busca promover a paz e a igualdade por meio da música e da cultura afro-brasileira. Com seus característicos trajes brancos e colares de contas, o bloco se tornou um símbolo da resistência cultural e da luta contra o racismo. Sua importância para a cultura está na preservação e na difusão das tradições afro-brasileiras, além de promover a inclusão e a valorização da identidade negra na sociedade brasileira.”
Contando com aproximadamente 10 mil integrantes, o bloco tornou-se o maior afoxé do Carnaval de Salvador. Constituído exclusivamente por homens e inspirado nos princípios de não-violência e paz, o bloco traz a tradição da religião de matriz africana ritmada pelo agogô nos seus cânticos de ijexá na língua iorubá.
Da redação do Acontece na Bahia
Foto: Câmara dos Deputados