Professor da rede pública viaja de barco até as casas dos estudantes para levar atividades e tirar dúvidas das aulas EAD em Manaquiri

Uma notícia está sendo destaque nesta quarta-feira (24). O professor Hércules Castro Valente, de 23 anos, mostrou levar a sério o sentido de ensinar. Com as aulas EAD no município de Manaquiri, região metropolitana de Manaus, as dificuldades para que todos os alunos tenham acesso aos materiais didáticos são constantes. Disposto a levar ensino a todos os seus alunos, o professor leva de barco as apostilas de atividades na casa de todos os estudantes, além de se dispor a tirar as dúvidas dos conteúdos trabalhados.

Hércules atua na Escola Municipal Novo Progresso e leciona para a turma do 1º ano do Ensino Médio, que contêm 11 estudantes. As transmissões são realizadas pela Secretária da Educação através do “Aula em Casa”. Segundo o professor, o trajeto até a casa de todos os estudantes dura de 5 a 6 horas, porém, dependendo das dúvidas que o estudante tiver, o tempo pode ser maior. “Atualmente, a principal forma de comunicação entre a gente é a verbal, casa a casa”, disse.

Sobre ir a casa de cada estudante, o professor diz achar “necessário conhecer a realidade e o contexto socioeconômico e cultural de cada aluno. Aqui, moramos em zona rural, áreas de várzeas e terra firme, a única forma de transporte é fluvial, então fui à residência dos estudantes em minha própria embarcação, uma barca de alumínio com rabeta, e atravessei o rio para entregar as apostilas”.

Hércules também conta com a ajuda de um aplicativo para facilitar o diálogo, sendo possível os alunos enviar dúvidas, fotos das atividades e áudios.  Por sempre ter morado e estudado no interior, Hércules sempre teve um olhar especial aos estudantes. “É um trabalho árduo, porém, gratificante. Ao nos dedicarmos, percebemos o quanto esse esforço é importante para esses jovens”, concluiu o professor.

Da Redação do Acontece na Bahia