Na tentativa de fugir do Afeganistão, diversas pessoas se agarram a lataria de avião dos EUA e caem com a decolagem

Uma situação desesperadora e lamentável está sendo destaque nesta segunda-feira (16). Com o retorno do Talibã ao poder da cidade de Cabul, a capital do Afeganistão, os moradores do país estão a todo custo tentando fugir, se submetendo a situações de perigo e risco de vida.

Na manhã de hoje uma cena de partir o coração tomou conta da internet. Isso porque diversos afegãos se dirigiram até a aeroporto da cidade e tentaram de todo jeito embarcar nos aviões. Em um avião militar dos Estados Unidos, muitos civis se agarraram a lataria externa da aeronave e acabaram caindo com a decolagem.

Ao menos cinco pessoas morreram no tumulto no aeroporto, mas ainda não se tem informações da identidade das vítimas e nem como morreram.

Contudo, à agencia de notícia Reuters, um funcionário dos EUA afirmou que os soldados norte-americanos atiraram para o alto, na tentativa de conter as pessoas que buscavam embarcar nos voos militares, mas segundo o Wall Street Journal, ao menos três pessoas foram atingidas e mortas pelos disparos.

Os afegãos vivem um desespero com a tomada do poder pelo Talibã. Muitos temem que os novos governantes instaurem o mesmo regime fundamentalista que aplicaram quando governaram o país entre 1996 e 2001.

Assim como os Estados Unidos, outras nações também retiraram seus nativos da região.

 

Da Redação do Acontece na Bahia