Search
Close this search box.

Morre Odete, a abelha mamangava resgatada para tratamento; Saiba mais detalhes

Odete, uma abelha da espécie mamangava conhecida como abelha carpinteira, faleceu nesta última sexta-feira, 5, após ser levada ao veterinário por uma família que a resgatou. Mas o que aconteceu?

Odete foi encontrada em um pé de manjericão no dia 9 de junho, com as asas feridas. Observando que a abelha não apresentava melhoras, a família decidiu buscar ajuda com o veterinário Thiago Augusto Lourenço, em Goiânia.

Thiago compartilhou a história nas redes sociais, explicando que a abelha poderia ter morrido devido à idade avançada, intoxicação por pesticidas, desnutrição ou até mesmo pela mudança climática.

No Brasil, existem mais de 50 espécies de mamangavas, abelhas capazes de voar longas distâncias e que constroem seus ninhos em madeiras, como galhos e troncos mortos. Essas abelhas são essenciais na polinização, especialmente do maracujá, utilizando um método específico de polinização através da vibração da musculatura do tórax.

A ausência de mamangavas como Odete pode impactar negativamente a produção agrícola, pois essas abelhas precisam de uma ampla variedade de flores para uma dieta adequada e são excelentes polinizadoras.

Foto: Redes Sociais

Fonte: A TARDE