Search
Close this search box.

Medicamento desaparece das prateleiras das farmácias

O medicamento ivermectina, remédio supostamente eficaz para o aumento de imunidade e prevenção ao novo coronavírus, está em falta de estoque em diversas farmácias do país devido a compra em excesso.

A droga é usada para tratar parasitas e vermes no corpo humano. Segundo Gilcilene Chaer, farmacêutica e Presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF/DF), é um risco à saúde usar o medicamento sem nenhum tipo de prescrição médica.

Após publicação da Sociedade Internacional de Pesquisas Antivirais, em junho, sobre a eficiência da ivermectina no tratamento do coronavírus o número de vendas cresceu de forma muito rápida.

A Ivermectina é uma droga utilizada no combate a parasitas e vermes no corpo humano, tanto internamente quanto externamente.  O medicamento também está muito associado ao tratamento de piolhos em crianças.

“A dose utilizada na pesquisa feita em laboratório é 100 vezes maior do que a dosagem utilizada no tratamento de verminoses. Então não recomendamos uso nem em profilaxia nem em tratamento, até porque o tratamento é uma prerrogativa de médicos”, continuou a presidente do CRF/DF. “As pessoas estão muito apavoradas e querem uma solução para doença. Então qualquer coisa que se veicule como em fase de testes, elas já correm para as farmácias para comprar.”, finalizou Gilcilene.