O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (24), que não há espaço para brincadeiras em um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita após participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, durante entrevista coletiva concedida à imprensa internacional.
Questionado sobre a expectativa para a reunião, Lula ressaltou a importância do diálogo e disse acreditar que a conversa deve ser pautada pelo respeito mútuo entre os dois líderes.
“O Trump faz 80 anos em junho do ano que vem e eu em outubro deste ano. Portanto, sou mais velho do que ele. Somos dois homens de 80, não há porque ter brincadeira numa relação entre dois homens de 80 anos. Eu vou tratar ele com respeito que merece. É o presidente dos Estados Unidos, ele certamente vai me tratar com o respeito que merece o presidente da República Federativa do Brasil”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro.
Diálogo como prioridade
Segundo Lula, a reunião deve servir como um espaço para colocar na mesa os problemas e pontos de interesse de ambos os países. O líder brasileiro destacou acreditar no poder do diálogo e no convencimento pelas palavras.
“Eu estou muito otimista. Eu acredito muito na relação humana. Eu acho que tudo pode ser resolvido quando duas pessoas conversam. Acredito muito no poder de convencimento das palavras. Eu quero que Trump saiba verdadeiramente o que se passa no Brasil. Quero saber quais informações ele recebeu sobre o Brasil”, disse.
Encontro em organização
De acordo com porta-voz norte-americano, a reunião entre Lula e Trump está em fase de organização e deve ocorrer na próxima semana. O convite foi feito pelo próprio presidente dos Estados Unidos durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (23/9).
Para analistas, a aproximação entre os dois líderes pode abrir novas perspectivas de cooperação bilateral em temas como comércio, transição energética e política internacional.
Retorno ao Brasil
Ainda nesta quarta-feira, Lula deixa os Estados Unidos e deve desembarcar em Brasília na manhã de quinta-feira (25). A expectativa é que, até a realização do encontro com Trump, o governo brasileiro trabalhe na definição da pauta oficial a ser discutida.
O episódio marca mais um momento de relevância internacional para o Brasil, com o presidente reforçando o papel de protagonismo do país em negociações globais e destacando sua disposição em manter diálogo aberto com diferentes lideranças.
Da Redação com informações do Metrópoles
Foto: Reprodução/ Youtube
Leia mais notícias abaixo
Médica e Influencer falece aos 27 anos e causa comoção na cidade
Corpos de homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR são encontrados
URGENTE! Homens armados e encapuzados invadem hospital no Rio em busca de paciente baleado