Hotéis hospedam idosos em situação de rua

Desde a última quarta-feira (8), hotéis situados no centro de São Paulo hospedaram idosos em situação de rua. A iniciativa, adotada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, tem como finalidade acolher o público de maior risco de contágio do novo coronavírus.

A prefeitura contratou 50 vagas temporárias no Hotel Windsor e outras 50 no Hotel Rivoli para que as pessoas idosas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade possam se proteger e manter o distanciamento social neste período de pandemia.

O prefeito Bruno Covas esteve no hotel Windsor, conveniado com a prefeitura de São Paulo, e acompanhou os primeiros moradores em situação de rua. “São idosos que fazem parte do grupo mais vulnerável neste período de coronavírus”, explica.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, afirma que a administração municipal está negociando com outros hotéis para poder ampliar o número de vagas. “Hoje vão chegar os 50 hóspedes neste hotel e, na sexta-feita, os 50 hóspedes do Hotel Rivoli, que é o segundo hotel que está nesta parceria. Continuamos em negociação com mais dois outros hotéis, inclusive com um hotel, para que a gente consiga anunciar outras vagas”, disse.

De início, os técnicos dos Centros de Acolhida para Adultos identificam os idosos que estejam em condições de maior autonomia para o autocuidado, e, em seguida, encaminham eles para as acomodações.

A equipe técnica da parceria entre a secretaria e a Organização Social Civil, Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social fará o atendimento social.