Grávida espera por dias uma vaga na UTI e morre um dia depois de conseguir transferência; Bebê é salvo

Uma triste notícia está sendo destaque nesta sexta-feira (26). A grávida Taciane Morais dos Santos, de 27 anos, morreu após contrair o coronavírus no oitavo mês da gestação. A morte aconteceu na última terça-feira, e o bebê conseguiu ser salvo em um parto de emergência.

Taciane morava em Nova Olímpia, Mato Grosso e contraiu a doença há algumas semanas. Conforme a doença avançava, o quadro de saúde da mulher se agravava. Ela aguardava urgentemente por uma liberação de vaga de UTI desde o dia 16 de março. Na última segunda-feira ela chegou a ser transferida para o Pronto Socorro de Várzea Grande, mas morreu na terça-feira.

A bebê que Taciane estava esperando foi salva em um parto de emergência. Agora, ela está bem, mas segue internada em observação.

Mulheres grávidas e em período pós partos estão mais vulneráveis a infecções e estão no grupo de risco. A ginecologista e obstetra Bruna Fagundes Teixeira, explica que o momento da gestação é o que a mulher mais está vulnerável.

“A gestação põe a paciente em um estado de imunossupressão, então ela fica mais suscetível a infecção e a complicações das infecções, inclusive a Covid-19. São complicações tanto clínicas que pode ser necessário de hospitalizações e também complicações obstétricas. No pré-natal que a gente vai excluir causas e fazer tratamentos que vão prevenir trabalho de parto prematuro, síndromes hipertensivas graves maternas que levem ao parto prematuro, dentre outros”, explica.

O município de Nova Olímpia já registrou 27 mortes por covid-19.

Da Redação do Acontece na Bahia