Fernanda do BBB 24 diz que ‘Davi veio do c* da Bahia’ e baianos se revoltam: entenda o significado da expressão e possível ação judicial

Uma declaração infeliz da participante Fernanda no BBB 24 gerou controvérsia nas redes sociais no último domingo, dia (3). Durante uma conversa com Pitel e Michel, imunizada da semana, Fernanda utilizou a expressão “c* da Bahia” ao se referir ao local de nascimento de Davi.

Enquanto discutiam a postura de Davi no jogo, Fernanda comparou-o a Nizam, participante eliminado na segunda semana. Ela afirmou: “Querer comparar o Davi, que deve ter vindo do c* da Bahia, com o Nizam, que fala nove línguas, já viajou o mundo inteiro, teve acesso a muitas outras coisas, é complicado”. Os internautas rebateram duramente a fala da participante do programa e classificaram como xenofóbica. Mas o que significa a expressão?.

Bom, Xenofobia é definida pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur) como “atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”. Essa atitude também pode ser caracterizada pelo ódio, rejeição, preconceito ou hostilidade em relação a alguém de um lugar diferente, como outro país ou região.

Após a viralização do vídeo, a equipe de Fernanda se pronunciou nas redes sociais sobre o comentário da participante. Em comunicado, eles afirmaram: “Primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pela expressão ‘c* da Bahia’. No entanto, é importante ressaltar que no vídeo fica claro que Fernanda utiliza essa expressão para se referir a um ‘lugar distante e de difícil acesso’ e não com a intenção de menosprezar”.

A equipe prosseguiu explicando: “O ponto central é que Fernanda está destacando a diferença nos privilégios e oportunidades de vida entre Davi e Nizam. Ela considera absurdo equiparar a realidade de alguém que enfrentou limitações com a de alguém que teve um caminho mais aberto para conhecer o mundo”.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Globo