Uma mulher condenada pelos atos de 8 de janeiro foi deportada dos Estados Unidos e presa no Brasil pela Polícia Federal. Rosana Maciel Gomes, natural de Goiânia (GO), foi detida na noite desta quarta-feira (27) ao desembarcar em um voo fretado pelo governo americano no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
Rosana foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e 6 meses de prisão por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Ic0ne da polêmica do 8/1, a autônoma já havia sido presa em flagrante dentro do Palácio do Planalto em 2023 e depois liberada com tornozeleira eletrônica. No entanto, deixou de cumprir as medidas impostas pelo STF e passou a ser considerada foragida.
Segundo a PF, Rosana foi encaminhada para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Procuradoria-Geral da República havia incluído o nome dela na lista vermelha da Interpol, após autorização do STF. Antes da prisão, ela teria passado por países como Uruguai, Argentina e Peru.
Em novembro de 2023, o STF confirmou a condenação e fixou também multa de 100 dias-multa, além do pagamento solidário de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
Da Redação com informações site nsctotal
Foto: Reprodução Redes Sociais
Leia mais notícias abaixo
Moraes aciona vigilância total contra Bolsonaro; entenda os motivos
Julgamento do STF: Bolsonaro avalia ida presencial e Braga Netto tenta participar à distância
Data para julgamento de Bolsonaro no STF é definida por Zanin; saiba quando