China divide opiniões após começar a utilizar “testes retais” para detectar o covid: “Aumenta a taxa de detecção”

Uma história repercutiu muito nesta quarta-feira (27). Isso porque uma nova maneira de testar pacientes dividiu opiniões. Mas afinal, do que se trata?

Diante da grande demanda por testes que detectem o coronavírus, muitas tecnologias estão em desenvolvimento em paralelo às vacinas. Então, agora a China começou a aplicar um método inusitado de testagem. Para indivíduos de risco e também para os viajantes que chegam de outros países, as autoridades implementaram o uso de testes retais. Contudo, a estratégia tem uma justificativa

Em entrevista à CCTV, o médico Li Tongzeng, que trabalha no hospital You’an em Pequim, capital da China, explicou:

Segundo ele, o teste retal “aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas pois o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório”. Além disso, inúmeros alunos e professores passaram pelo teste recentemente, por conta de um caso assintomático que preocupou as autoridades. Entretanto, apesar de seus benefícios, o teste retal não é nada pratico quando comparado aos de nariz e garganta. Portanto, sua aplicabilidade deve ficar restrita à casos específicos.

Da Redação do Acontece na Bahia.