Search
Close this search box.

Aviões da Força Aérea chegam em Manaus carregados de cilindros de oxigênio para sanar a crise na cidade

Uma boa notícia circulou nas redes na manhã desta sexta-feira (15). A Força Aérea Brasileira (FAB) tem mobilizado aviões carregados de oxigênio com destino a Manaus, para tentar ajudar na crise que assola a cidade. Os voos partiram de Guarulhos, em São Paulo, e chegaram na capital Amazonense na noite de ontem, quinta-feira (14).

No total, duas aeronaves, carregadas de 18 toneladas de cilindros, foram enviadas para a cidade. Os aviões utilizados na operação são grandes aviões de carga, do modelo C-130 Hércules, utilizado pela força aérea como transportador de insumos.

O estado do Amazonas vive atualmente o caos. O colapso do sistema de saúde do estado é preocupante e alarmante. Assim, o esgotamento das reservas de oxigênio nos hospitais da cidade nos faz refletir sobre o gritante aumento no número de casos de infecção no estado e no país.

O secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo, afirmou que o consumo diário de oxigênio no estado chegou a um pico de 30 mil metros cúbicos em 2020. Assim, em apenas um dia de janeiro, o consumo diário de oxigênio em Manaus chegou aos 70 mil metros cúbicos.

Da redação Acontece na Bahia.