O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) denunciou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Rafael Jambeiro, não está no seu funcionamento pleno. Segundo o parlamentar, a base do serviço foi construída, equipada e inaugurada recentemente, mas permanece sem funcionar, deixando a população desassistida nos casos de emergência. “É um absurdo ver um serviço que salva vidas parado”, destacou Solla.
A base do SAMU foi viabilizada por meio de articulação junto ao Ministério da Saúde e ao presidente Lula, após anos sem renovação da frota de ambulâncias no país.
O presidente Lula, com o ministro Padilha, retomou a compra de ambulâncias para o SAMU depois de seis anos de paralisação. Rafael Jambeiro foi contemplado na primeira leva de novos serviços, a base foi construída e entregue, mas até agora o serviço não entrou em funcionamento. A ambulância só foi retirada pelo município em 30 de julho, depois e-mails mandados pelo Ministério da Saúde.
Jorge Solla informou que vai ingressar com uma ação popular contra a atual gestão municipal de Rafael Jambeiro, cobrando a imediata ativação do serviço. Ele também pediu o apoio da Câmara de Vereadores e da população local para pressionar o governo municipal.
“Não podemos aceitar que um equipamento de saúde tão essencial fique parado. O SAMU salva vidas, oferece atendimento rápido em casos de urgência, e precisa estar funcionando 24 horas para a população de Rafael Jambeiro”, destacou.
O parlamentar ainda agradeceu à ex-prefeita Cibele Carvalho, responsável por concluir a estrutura da base, e ressaltou o empenho do governo federal em fortalecer a rede de urgência e emergência do SUS.
Solla reforçou ainda que seu mandato continuará atuando para garantir o pleno funcionamento do SAMU e de todos os equipamentos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios baianos.“O nosso compromisso é com a vida das pessoas e com a boa aplicação dos recursos públicos. Onde houver omissão e negligência, nós estaremos cobrando e defendendo o direito da população à saúde de qualidade”, concluiu o deputado.
Foto:
Ascom Mandato.