Trump faz declaração surpreendente sobre reunião com Lula; veja o que ele disse

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump revelou, nesta segunda-feira (6), que teve uma conversa “muito boa” por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação, segundo ele, foi centrada em temas econômicos e comerciais entre os dois países.

“Discutimos muitas coisas, mas foi principalmente focada na economia e no comércio entre nossos dois países. Teremos mais conversas e vamos nos encontrar em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da ligação. Nossos países irão muito bem juntos!”, escreveu Trump em sua conta no Truth Social.

Conversa vinha sendo mantida em sigilo
O telefonema entre Lula e Trump vinha sendo tratado com reserva pelo governo brasileiro. O contato, de cerca de 30 minutos, ocorreu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secom) e do assessor especial Celso Amorim.

Durante a ligação, Lula defendeu a retirada da sobretaxa de 40% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e destacou a importância histórica das relações bilaterais. Ele também convidou Trump a participar da COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).

Próximos passos
Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com autoridades brasileiras. Os dois líderes também trocaram números de telefone para manter comunicação direta e devem se encontrar pessoalmente em breve, possivelmente na Cúpula da Asean, na Malásia.

Foto: Redes Sociais

Bacci Notícias