A segurança do Palácio do Planalto, em Brasília, foi acionada na madrugada desta quarta-feira (10) após um homem de 54 anos tentar invadir o prédio em duas ocasiões. Na segunda tentativa, ele foi atingido por disparos de borracha e preso em flagrante.
As tentativas de invasão
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Leonildo dos Santos Fulgieri pulou a grade que cerca o Planalto por volta das 3h30. Em seguida, avançou em direção à rampa que dá acesso ao segundo andar do edifício.
Militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) advertiram o invasor, mas ele não recuou. Para contê-lo, foram disparadas balas de borracha, que atingiram o quadril e a perna do suspeito. Após ser contido, ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde prestou depoimento.
Investigação e providências
Segundo a PF, o homem foi encaminhado para atendimento médico e avaliação psiquiátrica. Ele responderá por resistência e desobediência, e o caso seguirá para o Juizado Especial Federal.
O conteúdo do depoimento não foi divulgado, mas a PM já havia registrado uma ocorrência envolvendo o mesmo indivíduo poucas horas antes. Por volta de 0h30, ele também havia tentado entrar no Planalto, sem sucesso.
Histórico de episódios semelhantes
A Polícia Militar informou que o homem já era conhecido por tentar invadir prédios públicos em Brasília. Na segunda-feira (8), por exemplo, ele tentou entrar no Senado Federal, alegando que queria “sentar no trono”, em referência à cadeira do presidente da Casa. Na ocasião, foi impedido pelos vigilantes e deixou o local sem maiores incidentes.
Segurança reforçada na Praça dos Três Poderes
O Palácio do Planalto é o prédio de trabalho da Presidência da República e está localizado na Praça dos Três Poderes, ao lado do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos últimos anos, a segurança na região foi reforçada diversas vezes. Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a retirar as grades que cercavam o prédio, instaladas ainda no governo Dilma Rousseff. Porém, em 2025, os gradis voltaram em ao menos duas ocasiões:
- em julho, diante da tentativa de acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro;
- em setembro, como medida preventiva durante o julgamento da trama golpista.
As barreiras continuam no entorno do Planalto como parte das estratégias de segurança contra novos episódios de invasão.
Leia abaixo a nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do governo:
Nesta madrugada, por volta de 3h, um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Palácio do Planalto. A princípio, foi advertido verbalmente pela guarda presidencial, mas como seguiu avançando, a segurança fez uso de arma não-letal para contê-lo, atingindo a perna e quadril, sem gravidade. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal para registro de ocorrência.
Da Redação com informações do g1
Foto: Reprodução / Isabella Calzolari/g1
Leia mais notícias abaixo
Polícia revela como chegou até o homem que matou menina de 6 anos no MS; confronto terminou em morte
Homem que matou professor universitário está preso nas compras; entenda o crime que chocou Salvador
Homem admitiu envolvimento no assassinato de três mulheres na praia da Bahia; entenda o caso