O delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), revelou nesta sexta-feira (15) que o influenciador paraibano Hytalo Silva e seu marido, Israel Nata Vicente, estavam em rota de fuga do Brasil. Segundo o delegado, o casal poderia tentar escapar por Foz do Iguaçu, no Paraná, ou por outras regiões do Sul do país, utilizando apenas o RG para entrar em países do Mercosul.
A prisão preventiva do influenciador e do marido ocorreu em uma residência em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ambos são investigados por exploração e exposição de menores em conteúdos produzidos para redes sociais. O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre a “adultização” de crianças e adolescentes em vídeos do influenciador.
Segundo Fernando David, foram apreendidos quatro celulares com Hytalo Silva, outros quatro com Israel e um veículo Land Rover registrado na Paraíba. O delegado destacou que o casal havia percorrido mais de 2,8 mil quilômetros entre Bayeux, cidade onde reside Hytalo Silva, e Carapicuíba, viagem que durou cerca de 40 horas.
O delegado acrescentou que oito pessoas estavam na casa no momento da prisão, mas todas foram liberadas por não estarem envolvidas com a Justiça. “Alguns eram assessores e outros ligados à investigação, mas a investigação continuará na Paraíba, com os celulares lacrados e enviados aos investigadores locais”, explicou.
Durante a coletiva, o delegado afirmou que Hytalo Silva e o marido permaneceram em silêncio. Eles passaram a noite no 1º DP de Carapicuíba e tiveram audiência de custódia online marcada para o sábado (16), sem horário definido. Se confirmada a prisão, ambos serão conduzidos ao CDP de Carapicuíba, à disposição da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, com possibilidade de recambiamento para a Paraíba.
A defesa de Hytalo Silva afirmou que o mandado de prisão é ilegal e anunciou pedido de habeas corpus. O advogado Felipe Cassimiro classificou a decisão como “genérica” e “ilegal”. Outro defensor, Sean Abib, afirmou que irá ingressar com habeas corpus assim que tiver acesso aos detalhes da decisão judicial.
A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre Ministério Público da Paraíba, Ministério Público do Trabalho, Polícia Civil da Paraíba, Polícia Civil de São Paulo e Polícia Rodoviária Federal. As ordens foram expedidas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux.
Na decisão judicial, o magistrado apontou “fortes indícios” de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes. O juiz também destacou que a prisão preventiva visa impedir destruição de provas e intimidação de testemunhas, já constatadas durante as investigações.
A Justiça da Paraíba determinou ainda o bloqueio das redes sociais de Hytalo Silva e a desmonetização de seus conteúdos, além de proibir contato com os menores investigados. Na quinta-feira (14), policiais cumpriram mandado de busca na residência do influenciador em João Pessoa, apreendendo computador e celulares, desta vez com acesso autorizado ao imóvel.
O Ministério Público da Paraíba iniciou a investigação em 2024, após denúncias de vizinhos sobre adolescentes participando de festas com bebida alcoólica e topless na casa de Hytalo Silva. Paralelamente, o Ministério Público do Trabalho analisou mais de 50 vídeos e coletou 15 depoimentos relacionados à produção de conteúdo digital envolvendo menores.
A defesa de Hytalo Silva afirma que ele jamais compactuou com atos atentatórios à dignidade de crianças e adolescentes e reafirma a inocência do influenciador, que permanece à disposição das autoridades para esclarecimentos.
Fonte: G1
Foto: Divulgação/PCSP