Jorge Solla exalta aprovação de parceria entre Bahiafarma e Samsung para produção de medicamento bilionário

O deputado federal Jorge Solla (PT) celebrou a aprovação da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Bahiafarma e a empresa sul-coreana Samsung Bioepis para a produção do medicamento eculizumabe, indicado para o tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma doença rara e grave da medula óssea. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados, o parlamentar exaltou a produção do remédio, que, segundo ele, custa mais de R$ 1 bilhão a Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para você ter uma ideia da importância desse medicamento. Ele custa o SUS por ano um bilhão de reais. Vou repetir, um bilhão de reais é quanto o SUS paga hoje para produzir esse medicamento que a Bahiafarma acabou de aprovar um projeto de PDP. Então a Bahiafarma vai durante um período produzir com a Samsung e, depois, a produção vai totalmente para nossa fábrica da Bahiafarma em Simões Filho”, disse Solla.

O PDP foi aprovado pelo Ministério da Saúde no final de maio. A proposta possui um cronograma estabelece que a estruturação da planta biotecnológica e a internalização completa da tecnologia ocorram no prazo máximo de dez anos, com início imediato a partir da assinatura do Termo de Compromisso.

Durante a entrevista ao BN, o deputado petista relacionou a produção do eculizumabe pela Bahiafarma ao projeto aprovado na Câmara dos Deputados nesta terça (8), o qual prevê a instituição da Estratégia Nacional de Saúde. De acordo com Solla, a proposta fortalece a independência do Brasil no cenário de tecnologia para o setor.

“Bom, nós conseguimos ontem aprovar um projeto que trouxe para a base legislativa um conjunto de políticas públicas que tinham sido iniciadas ainda no segundo governo do presidente Lula, a presidenta Dilma deu uma prioridade e depois foram devastadas, como quase todas as políticas importantes do governo passado (…). É o momento adequado para o Brasil se colocar no mercado internacional, passar a ser um grande produtor de vacinas, de imunobiológicos, de biofármacos. E isso é muito importante. Essa legislação aprovada ontem vai ser fundamental porque ela vai dar uma sustentação legal a uma política pública que o governo presidente Lula já vinha implementando”, afirmou Solla.

Foto: Divulgação

Bahia Notícias.