O sambista baiano Batatinha completaria 100 anos em 5 de agosto de 2024, e a TVE celebra seu centenário com uma programação especial durante o mês de agosto. O documentário ‘Batatinha, o poeta do samba’ foi ao ar neste último sábado (3), às 20h, e terá horário alternativo no dia 20 (terça-feira) às 20h. No dia 14 (quarta-feira), às 20h, acontece a exibição do documentário ‘Batatinha e o samba oculto da Bahia’, com horário alternativo no dia 26 (segunda-feira), também às 20h.
Batatinha (1924-1997), como era conhecido o compositor Oscar da Penha, nasceu e viveu em Salvador. É reconhecido por sua contribuição ao samba, sendo autor de clássicos como “Diplomacia” e “Quebro Galho”, e também teve músicas suas gravadas por intérpretes famosos, como Jamelão, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Além de ser um grande compositor, com uma poesia sofisticada e um olhar crítico sobre a sociedade, Batatinha também era conhecido por seu estilo único de interpretar suas canções, o que o tornou uma figura icônica na música popular brasileira.
Na obra ‘Batatinha, o poeta do samba’ (2007), escrito e dirigido por Marcelo Rabelo e premiado em diversos festivais, o artista é visto sob a perspectiva de seus nove filhos, que vão atrás das memórias do pai, investigam a sua vida, história e obra, e se encontram com familiares, amigos e músicos. O telespectador descobre um homem simples, compositor de um samba lamento carregado de poesia, cheio de facetas românticas, satíricas e que resgatam a alma popular do povo baiano. Seus filhos, ao mesmo tempo em que reúnem fragmentos que revelam a história do pai, acabam conhecendo mais sobre ele, estabelecendo também elos fraternais importantes entre a própria família.
Em 2007, Pedro Abib lançou ‘Batatinha e o samba oculto da Bahia’, que também possui diversas indicações e premiações. No filme, um grupo de estudantes recebe a tarefa de gravar um documentário sobre um artista que nunca tinham ouvido falar. Visitando rodas de samba e conversando com músicos, acabam descobrindo o rico legado deixado por Batatinha para a música popular, além de abordar outros importantes sambistas da velha guarda da Bahia que não têm grande visibilidade na mídia.
Serviço
TVE celebra centenário de Batatinha com programação especial
‘Batatinha, o poeta do samba’
Quando: sábado (03), às 20h. Horário alternativo: terça-feira (20), às 20h
‘Batatinha e o samba oculto da Bahia’
Quando: quarta-feira (14), às 20h. Horário alternativo: segunda-feira (26), às 20h
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline
Fonte: Ascom/Irdeb
Foto: divulgação