A brilhante história de Chrystian na música: Saiba detalhes de sua carreira

O cantor Chrystian, da famosa dupla Chrystian e Ralf, faleceu nessa última quarta-feira (19) devido a uma infecção generalizada provocada por pneumonia agravada por comorbidades, conforme informou o Hospital Samaritano.

“O motivo do óbito foi choque séptico (infecção generalizada) em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades. A instituição se solidariza com os familiares e amigos”, dizia a nota oficial.

Detalhes da carreira do artista:

Chrystian, cujo nome de batismo era José Pereira da Silva Neto, iniciou sua carreira ainda na infância. Começou a se apresentar aos 6 anos em um clube de Goiânia, sendo conhecido na época como Zezinho.

O sucesso foi tanto que Chrystian ganhou um programa de televisão chamado “Pinguinho de Gente”. Nos anos seguintes, ele e seu irmão mais novo começaram a sonhar em formar uma dupla sertaneja.

Com as oportunidades surgindo, a família decidiu se mudar para São Paulo. A transição foi difícil, e os irmãos enfrentaram muitas adversidades.

“Para não passarem fome, pegavam as sobras de arroz e feijão das calçadas da zona cerealista, no bairro do Brás. Eles varriam os cereais, juntavam e levavam para a mãe cozinhar.”

Todos os dias, o pai levava os meninos para a porta da TV Bandeirantes, na esperança de uma chance. A persistência valeu a pena e a dupla se apresentou no programa de Vicente Leporace.

Após essa apresentação, conseguiram um contrato e lançaram suas primeiras gravações em português e inglês, usando os nomes “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”.

Em 1973, Chrystian alcançou grande sucesso com “Don’t Say Goodbye”, parte da trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”, da TV Globo. Apesar do sucesso, era forçado a cantar em inglês pelas gravadoras.

“No início, ele aparecia quase como um cantor ‘fantasma’, já que na capa de seu disco de estreia, em vez de sua própria foto, vinha o rosto de um modelo. Também não podia aparecer na televisão para que não soubessem que se tratava de um cantor brasileiro.”

Chrystian gravou outros temas de novela, como “More Than You Know”, “Bird Songs”, “No Broken Heart”, “Emotions In My Heart”, “You’re So Tender” e “Love’s a Dream”.

A transição para a música sertaneja ocorreu no início dos anos 1980. Em 1983, a dupla “Chrystian e Ralf” lançou seu primeiro disco, “Quebradas da Noite”, que foi um grande sucesso de vendas e recebeu disco de ouro.

Na década de 1980, a dupla gravou “Amargurado” com Tião Carreiro e ganhou seu primeiro disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”, impulsionado pelo sucesso de “Chora Peito”.

Em 1988, lançaram “Saudade”, uma música country que se tornou tema da novela “Pacto de Sangue” da TV Globo. Nesse mesmo ano, foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e fizeram turnê nos Estados Unidos.

Na década de 1990, comemoraram 10 anos de carreira com uma turnê nacional. Em 1996, gravaram “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, que foi tema da novela “O Rei do Gado” e fez sucesso no Brasil e na Europa.

A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas se reuniu novamente com o lançamento do álbum “De Volta” em 2001.

Chrystian e Ralf tiveram um papel fundamental no combate à pirataria. Em 2005, com o apoio do governo federal, desenvolveram o “Semi Metallic Disc” (SMD), um CD genérico que ajudou a reduzir os preços dos álbuns para os consumidores.

Ao longo de sua carreira, a dupla lançou 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva ocorreu em 2021, quando ambos seguiram carreiras solo.

Após a separação, Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.

Após a morte do artista, a família emitiu um comunicado:

“Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo. Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores. Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou. Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos. Com amor e saudades, Esposa e Filhos.”

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Instagram