Dia Mundial do Orgulho Autista é comemorado nesta terça-feira (18) celebrando a inclusão e a diversidade

Nesta terça-feira, 18, o mundo celebra o Dia Mundial do Orgulho Autista. Instituída em 2005 pela organização norte-americana Aspies for Freedom, a data tem o propósito de aumentar a conscientização sobre o autismo, reconhecer as diferenças no funcionamento cerebral e promover melhores condições de desenvolvimento intelectual e convivência em família.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico caracterizada por dificuldades de comunicação e interação social, além de comportamentos ou interesses repetitivos e restritos. Embora esses sintomas sejam centrais ao transtorno, a gravidade e a apresentação variam significativamente entre os indivíduos.

Educação Inclusiva em Ascensão

A inclusão de estudantes com TEA nas escolas brasileiras tem crescido consideravelmente. O Censo Escolar 2023 revelou que o número de matrículas de pessoas com autismo saltou de 429 mil em 2022 para 636 mil em 2023. Esse aumento destaca os desafios da educação inclusiva, que precisa atender às necessidades de todos os alunos.

A psicopedagoga Leila Souza enfatiza a importância de planos educacionais individualizados para cada criança. “A adaptação curricular será de suma importância, pois as propostas trabalhadas e não assimiladas pelo estudante deverão ser constantemente avaliadas e revisadas ao longo do processo,” afirma Leila. Ela destaca que os professores precisam de formação continuada para melhor entender e apoiar os alunos autistas. “Os professores precisam se informar e ter formação continuada. Quanto mais souberem como agir, melhor para cada criança, que se sentirá mais segura no contexto escolar,” acrescenta.

Exemplos de Sucesso em Vitória da Conquista

No sudoeste da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista tem sido um modelo de ensino inclusivo. A rede municipal, em parceria com o A TARDE Educação, conta com 27 salas de recursos multifuncionais que oferecem serviços pedagógicos especializados para alunos com autismo e outras deficiências. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado em horário complementar ao das aulas regulares.

Rozilda Magalhães, pedagoga e professora da Escola Municipal Mário Batista, explica que o projeto de inclusão começou com a matrícula de alunos com deficiência em classes comuns e evoluiu para um modelo avançado, beneficiando 43 mil alunos nas 181 escolas da cidade. “A sala de recursos multifuncionais opera em regime de colaboração, como escola-escola-comunidade-serviços da sociedade, para garantir que alunos com TEA tenham acesso, permanência e aprendizagem escolar assegurados,” pontua Rozilda.

Atividades Extracurriculares e Apoio Familiar

Rozilda recomenda que alunos autistas tenham acesso a diversas atividades extracurriculares para um desenvolvimento mais completo. “A vida de uma pessoa com TEA não pode ser resumida apenas a ida e volta da escola. Mas, também, na participação em atividades multidisciplinares promovidas por várias escalas da sociedade,” diz.

Desafios e Estratégias na Educação

Tatiane Miranda, psicóloga especializada em neuropsicologia, aponta que crianças no espectro autista enfrentam dificuldades na compreensão das relações sociais. “Lidar com as emoções pode ser um grande desafio, entender de estratégias de autorregulação emocional e combinar com a criança o que podem fazer quando estiverem chateados ou com raiva, por exemplo, é interessante,” explica Tatiane. Ela ressalta que é essencial adaptar as estratégias de aprendizagem às necessidades individuais de cada criança.

Normas e Qualidade da Educação Inclusiva

A implementação da norma ISO 21001, em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) nº 13.146, busca assegurar e promover os direitos e a inclusão social das pessoas com deficiência. Rosemary Vianna, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), afirma: “O objetivo maior é realmente levar para dentro das organizações as melhores práticas de gestão da educação.”

Comemorando o Dia Mundial do Orgulho Autista, é crucial reconhecer os avanços e os desafios na inclusão educacional. O trabalho contínuo de educadores, especialistas e a comunidade é vital para garantir um futuro mais inclusivo e justo para todos.

Foto: Valter Pontes/Secom PMS