Carro com bombeiros de Sergipe para apoio no Rio Grande do Sul capota em trecho da BR-116 na Bahia

Durante a viagem rumo ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas operações de resgate e cuidados às vítimas das enchentes, quatro dos nove bombeiros militares de Sergipe, acompanhados por um cão farejador, enfrentaram um acidente dramático. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (6), no KM 660 da BR-116, na cidade de Jequié (BA), quando a viatura capotou após uma ultrapassagem. Por sorte, não houve feridos, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública.

A jornada iniciou no domingo (5), às 17h, por via terrestre, devido à necessidade de transportar uma quantidade significativa de equipamentos para as operações de resgate. Além de duas viaturas, os bombeiros estavam levando botes de salvamento, drones e outros equipamentos essenciais. Apesar do acidente, os materiais não foram danificados, embora o veículo envolvido no incidente tenha sofrido danos.

Com o auxílio do 8º Grupamento de Bombeiros Militares, que cedeu um veículo para dar continuidade à jornada, a equipe retomou sua rota por volta das 14h, deixando para trás a cidade de Jequié. A previsão é que eles cheguem ao destino na tarde de quarta-feira (8).

Esses bombeiros especializados em situações de catástrofes já enfrentaram desafios similares, incluindo o desastre em Brumadinho (MG). Cinco dos militares possuem expertise em atendimento em cenários de inundações. Um cão farejador, juntamente com seu treinador, também foi enviado para auxiliar na missão.

As chuvas torrenciais que assolam o estado gaúcho desde a última semana de abril têm provocado estragos significativos, resultando na perda de mais de 80 vidas. Dos 496 municípios do estado, 332 enfrentaram algum tipo de problema, afetando mais de 700 mil pessoas. Os meteorologistas atribuem a catástrofe a uma combinação de pelo menos três fenômenos, agravados pelas mudanças climáticas.

Foto: CBM/SE