Os moradores da capital baiana foram surpreendidos pela intensa chuva que caiu durante a manhã desta terça-feira (20). As condições climáticas ruins resultaram em uma série de ocorrências em Salvador. De acordo com o boletim de solicitações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registradas mais de 24 notificações para avaliação de imóveis alagados, 15 para ameaça de desabamento e 14 de deslizamento.
Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram vias completamente inundadas, com veículos enfrentando dificuldades para transitar. Alguns dos pontos afetados por alagamentos incluem a saída da Suburbana, um trecho da BR-324 próximo a Águas Claras e a Avenida San Martin.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, os maiores acumulados de chuva nas últimas 3 horas (atualizados às 11h30) foram registrados em Fazenda Coutos (44,8mm), Retiro (42,4mm), IAPI (40,8mm) e Vila Sabiá (38,8mm), todos acima de 40,0mm.
A Codesal emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes em Salvador, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Em caso de emergência, o órgão pode ser contatado gratuitamente pelo telefone 199.
A previsão para quarta-feira (21) é de céu nublado com chuvas moderadas em qualquer momento do dia, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra. Na quinta-feira (22), espera-se céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas em qualquer momento do dia, também com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece em plantão 24 horas para atender às solicitações através do número 199. Além disso, a Codesal oferece um serviço de alerta para evitar surpresas. Envie um SMS para 40199 com o número do seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Da redação do Acontece na Bahia
Foto: Redes Sociais