Search
Close this search box.

Rio Grande do Sul registra tremores de terra nesta segunda-feira (13)

Enquanto o Rio Grande do Sul luta contra as terríveis enchentes que assolam o estado há mais de 10 dias, deixando um rastro de destruição com mais de 140 vítimas fatais e meio milhão de desalojados, e ainda se recupera do registro inesperado de um tornado, os moradores de Caxias do Sul, na região serrana, foram surpreendidos por tremores de terra na madrugada desta segunda-feira, 13.

O Corpo de Bombeiros relata que os tremores foram sentidos nos bairros Universitário, Madureira, Jardim América e Pio X. Acredita-se que as intensas chuvas dos últimos dias tenham contribuído para o fenômeno, com o solo encharcado aumentando o risco de deslizamentos, que podem ter sido interpretados como tremores.

Apesar do susto, não houve registros de feridos. No entanto, os bombeiros emitiram um alerta, orientando os residentes a deixarem suas casas se notarem rachaduras nas paredes ou vigas. Durante a madrugada, a corporação recebeu mais de 100 chamadas de emergência, aproximadamente às 3h.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram famílias deixando suas casas logo após os tremores, temendo desabamentos.

Além dos tremores, outra ocorrência meteorológica surpreendeu os gaúchos: um tornado atingiu a área rural de Gentil, no sábado, 11, por volta das 13h30. Apesar do susto, o fenômeno, classificado como F0 na escala Fujita, considerado de intensidade mais baixa, não deixou feridos.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Divulgação