PF captura fugitivos de Mossoró após 50 dias de intensa busca

Na tarde desta quinta-feira (4/4), as forças policiais Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) realizaram a prisão dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33, em Marabá (PA).

Os delinquentes haviam escapado do complexo de segurança máxima em 14 de fevereiro, desencadeando uma operação de busca que se estendeu por 50 dias. Rogério foi encontrado vestindo uma camiseta preta, com cabelo e barba aparados, além de apresentar um ferimento no nariz. Enquanto isso, Deibson também estava barbeado, com corte de cabelo recente, e trajava uma camisa polo e um boné vermelho.

Chama a atenção o fato de os dois terem sido localizados a 1,6 mil quilômetros de distância da penitenciária de Mossoró.

Conforme relatado na quarta-feira (3/4), um membro suspeito do Comando Vermelho (CV), supostamente envolvido em fornecer apoio aos fugitivos, foi detido pela Polícia Federal em uma pousada situada na Praia do Futuro, em Fortaleza.

O mandado de prisão foi emitido pela 8ª Vara Federal de Mossoró (RN). O indivíduo em questão, identificado como João Victor Xavier da Cunha, 25 anos, foi capturado na segunda-feira (1º/4).

Na terça-feira (2/4), a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), anunciou a conclusão do relatório sobre a fuga. O documento destaca falhas nos protocolos de segurança carcerária.

Apesar das deficiências identificadas pela corregedora-geral, Marlene Rosa, foram abertos três processos administrativos disciplinares (PADs) envolvendo 10 funcionários, sem indícios de corrupção.

Deibson Cabral Nascimento, conhecido como “Deisinho” ou “Tatu”, e Rogério da Silva Mendonça conseguiram escapar da penitenciária de segurança máxima por volta das 3h30 de 14 de fevereiro. Ambos são afiliados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) e fugiram através de um buraco na parede de suas celas.

Para a execução da fuga, considerada a primeira desde a inauguração dessa modalidade de prisão no Brasil, os detentos se valeram de ferramentas da obra em curso na unidade prisional. As câmeras de vigilância do local não registraram o evento devido a uma falha em seu funcionamento.

A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009 e está situada em uma área rural do Rio Grande do Norte.

Da redação do Acontece na Bahia

Fonte da imagem: Reprodução