Search
Close this search box.

Morre, aos 24 anos, Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona

O mundo do atletismo está de luto com a notícia trágica do falecimento de Kelvin Kiptum. O jovem atleta de 24 anos detinha o título de recordista mundial da maratona e faleceu tragicamente neste domingo. O acidente fatal de carro ocorreu em Kaptagat, no Quênia, enquanto ele estava acompanhado por seu técnico, Garvais Hakizaman, natural de Ruanda. A notícia triste abalou a comunidade esportiva e deixou um vazio na corrida de longa distância e naqueles que o admiravam.

Em outubro do ano anterior, Kiptum surpreendeu o mundo da corrida ao cruzar a linha de chegada como vencedor na renomada maratona de Chicago, nos Estados Unidos, com um tempo impressionante de 2 horas, 35 minutos e 35 segundos. Com essa conquista, ele superou o recorde mundial anterior, estabelecido por seu compatriota Eliud Kipchoge, por mais de 30 segundos.

É notável que essa tenha sido apenas a terceira maratona completa disputada por Kiptum em sua breve carreira. Em sua estreia, ocorrida em 2022, na maratona de Valência, na Espanha, ele registrou um tempo de 2 horas, 1 minuto e 53 segundos, o terceiro melhor desempenho de todos os tempos. Na Maratona de Londres de 2023, conquistou o segundo melhor tempo da história, completando a prova em 2 horas, 1 minuto e 25 segundos.

A comunidade esportiva lamenta profundamente a perda desse talentoso atleta, cujo potencial parecia ilimitado. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e todos os que admiravam seu trabalho e dedicação ao esporte.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Patrick Gorski/USA Today Sports