Governador do RS pede desculpas a Gilberto Gil por ataques a baianos

Governador do RS pede desculpas a Gilberto Gil por ataques a baianos de vereador

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu desculpas ao cantor Gilberto Gil pelas declarações do vereador Sandro Fantinel (sem partido) com ataques aos baianos. O pedido do gestor estadual ocorreu após apresentação do cantor baiano em Porto Alegre, na noite do último sábado, 4.

Os discursos de ódio ocorreram após investigação que descobriu baianos em situação análoga a escravidão em Bento Golçalves. O vereador Sandro Fantinel (Patriota-RS), durante pronunciamento na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira, 28, culpou os baianos resgatados em situação análoga à escravidão, em Bento Gonçalves, por suas condições de trabalho.

Em um vídeo publicado em seu perfil de Instagram, o governador Eduardo Leite relembrou o episódio e registrou um pedido de desculpas ao cantor e à Bahia. “O Rio Grande do Sul teve um episódio triste na semana passada, um vereador que falou dos baianos (…) vim aqui para em seu nome poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. Não representa o povo gaúcho”, disse o governador.

Leite ainda afirmou que os gaúchos envergonhados gostariam de dar um abraço nos baianos. As falas do vereador Sandro Fantinel levaram a sua expulsão do Partido Patriota.