Governador da Bahia dá sinal verde para início das obras do VLT de Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) está se preparando para um evento especial na próxima sexta-feira, 14, onde assinará a ordem de serviço para as obras do VLT de Salvador. Este documento autoriza o consórcio Expresso Mobilidade Salvador a iniciar a construção do primeiro trecho do novo modal de transporte, que ligará a Calçada à Ilha de São João.

Jerônimo também planeja visitar a subestação do VLT já construída em Boa Vista do Lobato, como parte do antigo contrato de monotrilho com a Metrogreen Skyrail, cancelado pelo governo da Bahia em 2023. Com isso, o governo pretende demonstrar que os investimentos realizados anteriormente não serão desperdiçados no novo empreendimento.

Contratos já foram assinados para a construção dos três trechos do VLT de Salvador. Entretanto, a ordem de serviço a ser assinada na próxima sexta-feira é exclusivamente para o trajeto que atende ao Subúrbio Ferroviário, que já possui o licenciamento ambiental necessário, herdado do projeto do monotrilho.

Os outros trechos do VLT de Salvador, que vão de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã, ainda precisam ter seus projetos básicos encaminhados pelas concessionárias responsáveis aos órgãos de fiscalização para obter as licenças necessárias. Nesta semana, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) garantiu que a prefeitura fará de tudo para acelerar a liberação dos licenciamentos.

A previsão do governo estadual é que o primeiro trecho do modal, considerado prioritário, seja entregue em junho de 2027, substituindo os antigos trens do Subúrbio Ferroviário. Já os trechos que ligam Paripe a Piatã, passando por Águas Claras, têm conclusão prevista para agosto de 2028.

O evento também celebrará os 10 anos do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com a divulgação de mais detalhes sobre a Expansão Sul — implantação do tramo 4 da Linha 1, com a criação da Estação Campo Grande.

De acordo com estudos contratados pelo governo do estado, a construção da nova estação no Campo Grande terá um custo estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, justificado pelo aumento de aproximadamente 20 mil novos usuários por dia no SMSL.

A parada do Campo Grande será subterrânea, localizada no Centro Antigo de Salvador, entre a Praça 2 de Julho e o Teatro Castro Alves (TCA), conectada à atual Estação da Lapa. Um ramal deverá ser feito por baixo da Avenida Araújo Pinho, no bairro do Canela, já visando uma futura ampliação do sistema em direção à Graça e à Barra.

Foto: Feijão Almeida | GOVBA

Da redação do Acontece na Bahia