Search
Close this search box.

Escritora Roseana Murray perde braço e orelha em ataque de pitbulls; estado de saúde é grave

A escritora Roseana Murray, de 73 anos, encontra-se em estado grave após ser atacada por pelo menos três cães da raça pitbull nesta sexta-feira (5) em Saquarema, na Região dos Lagos. O triste incidente resultou na perda de um de seus braços e de uma das orelhas, devido à gravidade das mordidas.

Transportada por helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, Região Metropolitana, Murray passou por procedimentos cirúrgicos. Segundo informações fornecidas pela unidade de saúde, seu braço direito foi amputado, enquanto o esquerdo passou por reconstrução, juntamente com o lábio.

Conforme relatado pela comerciante Sandra Noleto, amiga próxima de Roseana, durante o ataque, a escritora foi arrastada por aproximadamente 5 metros, sofrendo a amputação parcial de um dos braços em decorrência das mordidas. Imagens registradas por moradores após o ocorrido mostram as graves marcas de mordidas que a poetisa carrega pelo corpo.

O tutor dos cães, residente em uma casa vizinha, foi conduzido pela Polícia Militar à delegacia de Saquarema, onde prestou depoimento e foi liberado em seguida. Até o momento desta atualização, seu nome não foi divulgado. Os animais foram encaminhados a um abrigo temporário após investigações realizadas no local do ataque.

Sandra e Roseana cultivam uma amizade desde 2005. Segundo relatos de Sandra, a escritora costumava realizar caminhadas matinais diárias. Nesta fatídica sexta-feira, não foi diferente. Contudo, por volta das 5h55, ela foi vítima do ataque por parte dos cães.

“Fui despertada pelos gritos de uma vizinha pedindo socorro, pois Roseana estava sendo atacada pelos cães. Eram três animais provenientes de uma residência que já havia sido invadida anteriormente. Quando cheguei, vi que eles a haviam arrastado e estavam dilacerando seu braço”, relatou Sandra.

De acordo com Sandra, Roseana clamava por ajuda e estava em agonia. “Por ter sido arrastada, seu braço ficou sob seu corpo durante o ataque. Chamamos os bombeiros e, devido à gravidade da situação, ela foi socorrida por helicóptero”.

Sandra também informou que os mesmos cães já haviam atacado outras pessoas na mesma rua. “Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já registraram ocorrências pelo fato dos animais terem mordido pessoas na rua. O responsável cria esses animais há bastante tempo. Espero que minha amiga se recupere, pois ela saiu daqui em estado crítico. Além disso, aguardamos uma resposta das autoridades para que o responsável seja devidamente responsabilizado”.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a unidade de Saquarema foi acionada às 6h13 para prestar socorro na Avenida Ministro Salgado Filho. O estado de Roseana foi classificado como grave (quadro vermelho).

Ao dar entrada na unidade de saúde em São Gonçalo, às 8h34, a escritora foi prontamente atendida por uma equipe multidisciplinar, composta por neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e cirurgião bucomaxilofacial. Ela foi conduzida com urgência ao centro cirúrgico.

Desde 2005, a Lei Estadual 4.597 determina que cães das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller só possam circular em espaços públicos – como ruas, praças, jardins e parques – sob a supervisão de maiores de 18 anos, utilizando guias e focinheiras adequadas.

O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema), que investiga os crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e negligência na guarda de animais. Os cães serão abrigados pela Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais de Saquarema.

Conforme dados do Hospital Estadual Alberto Torres, nas últimas três semanas, oito crianças e dois idosos deram entrada na unidade após serem atacados por cães. Esses incidentes ocorreram em Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama e Cachoeiras de Macacu. Duas crianças permanecem internadas, mas não houve registros de óbitos.

Nascida em 1950, no Rio de Janeiro, Roseana Murray é formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa e Universidade de Nancy. Ela iniciou sua carreira como escritora de poesia infantil no início da década de 1980.

Com aproximadamente 100 obras publicadas, Roseana foi laureada com prêmios como o da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Além disso, a poetisa é integrante da Lista de Honra do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (Ibby, em inglês), do qual a FNLIJ é representante. Roseana Murray é uma defensora do incentivo à leitura e participa ativamente de eventos literários em todo o país.

A escritora é casada com o jornalista Juan Arias Martínez, de 91 anos.

Fonte: G1

Foto: Reprodução