Search
Close this search box.

Concurso Público Nacional Unificado será realizado no próximo dia 18 de agosto

O Ministério da Gestão anunciou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), popularmente conhecido como o ‘Enem dos concursos’. As provas ocorrerão no dia 18 de agosto, em 228 cidades de todo o país.

Mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram no “Enem dos concursos”, competindo por 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Segundo o Ministério da Gestão, um novo cronograma completo será divulgado em breve.

As avaliações estavam inicialmente marcadas para o dia 5 de maio, mas foram adiadas devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. “Todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e enviados para um local seguro.”

De acordo com o ministério, os malotes foram inspecionados individualmente por membros da rede de segurança, que confirmaram que não houve qualquer violação. Agora, o órgão iniciará um diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos previamente definidos.

No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para assegurar o acesso dos inscritos no estado. “Os candidatos terão de conferir novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado.”

Um novo cartão de confirmação de inscrição do ‘Enem dos Concursos’, com detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto. O documento estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que a inscrição foi feita. Para acessar, é necessário fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão incluirá informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Locais e Horários de Provas

Foram definidos 3.665 locais de aplicação das provas, com 75.730 salas, sendo que 94,6% da população está apta a participar com deslocamento de até 100 km. As provas serão realizadas em dois turnos: de manhã, com portões abertos às 7h30, e à tarde, com abertura às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília.

Como Serão as Provas

Matutino (2h30 de prova):

– Nível Superior: Provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.

– Nível Médio: Provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

-Nível Superior: Provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).

-Nível Médio: Provas objetivas (40 questões).

As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e representam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As Demais Fases Incluem:

– Perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas para pessoas com deficiência;

– Procedimento de verificação da condição declarada para pessoas negras;

– Procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa de avaliação de títulos.

Canal de Dúvidas

O Ministério da Gestão disponibiliza um canal oficial para atendimento de dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Foto: Arte/EBC

Da redação do Acontece na Bahia