Search
Close this search box.

Avião com 153 passageiros desvia da rota após pilotos dormirem por quase meia hora

Seria cômico se não fosse verdade! Um incidente curioso desencadeou uma investigação conduzida pelas autoridades da Indonésia, após o piloto e o copiloto de um avião adormecerem, permitindo que o voo seguisse uma rota incorreta. O voo da Batik Air Indonesia, datado de 25 de janeiro, sob o código BTK6723, transportava 153 passageiros do aeroporto Halu Oleo, em Kendari, para o aeroporto internacional Soekarno-Hatta, em Jacarta.

Segundo o documento do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, o copiloto, que é pai de gêmeos de 1 mês de idade, admitiu que “sua qualidade de sono foi degradada pelos vários despertares” dos bebês na noite anterior ao voo. Ele cochilou enquanto o piloto solicitava permissão para descansar.

Eles não tiveram seus nomes divulgados. Antes do incidente, haviam completado uma viagem no sentido oposto, de Jacarta a Kendari. Assim que o voo de retorno a Jacarta decolou e atingiu a altitude de cruzeiro de 36.000 pés, o piloto de 32 anos solicitou permissão para descansar.

Após acordar, o piloto viu que estavam fora da rota correta. Ele corrigiu o curso e pousou em Jacarta. Segundo o relatório, ninguém ficou ferido e não houve danos ao equipamento.

A investigação das autoridades não menciona se houve punição, mas afirma que os pilotos passaram por exames de rotina, incluindo medição de pressão arterial, frequência cardíaca e teste de álcool no organismo, todos com resultados normais.

O copiloto, além de ter filhos muito novos, estava passando por uma mudança, eventos que contribuíram para a degradação de sua qualidade de sono.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Achmad Ibrahim/AP