Seria cômico se não fosse verdade! Um incidente curioso desencadeou uma investigação conduzida pelas autoridades da Indonésia, após o piloto e o copiloto de um avião adormecerem, permitindo que o voo seguisse uma rota incorreta. O voo da Batik Air Indonesia, datado de 25 de janeiro, sob o código BTK6723, transportava 153 passageiros do aeroporto Halu Oleo, em Kendari, para o aeroporto internacional Soekarno-Hatta, em Jacarta.
Segundo o documento do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, o copiloto, que é pai de gêmeos de 1 mês de idade, admitiu que “sua qualidade de sono foi degradada pelos vários despertares” dos bebês na noite anterior ao voo. Ele cochilou enquanto o piloto solicitava permissão para descansar.
Eles não tiveram seus nomes divulgados. Antes do incidente, haviam completado uma viagem no sentido oposto, de Jacarta a Kendari. Assim que o voo de retorno a Jacarta decolou e atingiu a altitude de cruzeiro de 36.000 pés, o piloto de 32 anos solicitou permissão para descansar.
Após acordar, o piloto viu que estavam fora da rota correta. Ele corrigiu o curso e pousou em Jacarta. Segundo o relatório, ninguém ficou ferido e não houve danos ao equipamento.
A investigação das autoridades não menciona se houve punição, mas afirma que os pilotos passaram por exames de rotina, incluindo medição de pressão arterial, frequência cardíaca e teste de álcool no organismo, todos com resultados normais.
O copiloto, além de ter filhos muito novos, estava passando por uma mudança, eventos que contribuíram para a degradação de sua qualidade de sono.
Da redação do Acontece na Bahia
Foto: Achmad Ibrahim/AP