Os usuários do Instagram e do Facebook enfrentaram grandes dificuldades nesta terça-feira (5), quando os serviços ficaram fora do ar por volta das 12h30. Até o momento da última atualização desta matéria, as redes ainda demonstravam instabilidade e não havia previsão para sua normalização. Milhões de usuários, que utilizam essas plataformas tanto como fonte de entretenimento quanto como meio de negócios, foram afetados pela oscilação do serviço.
O site Downdetector, que monitora relatos de instabilidade de aplicativos e sites em diversos países, registrou mais de 19 mil reclamações de usuários do Instagram no Brasil, enquanto o Facebook teve mais de 27 mil reclamações. As notificações começaram a surgir por volta das 12h30 (veja na imagem abaixo).
Ao tentar acessar o Instagram, os usuários perceberam que o feed não carregava e eram apresentadas as mensagens: “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Por sua vez, o Facebook desconectou seus usuários.
O diretor de comunicações da Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, anteriormente conhecido como Twitter, que a empresa está ciente da instabilidade e está trabalhando para resolvê-la. “Estamos cientes de que as pessoas estão enfrentando problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso agora”, escreveu Stone.
Outros países também relataram problemas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook acumulou mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram recebeu mais de 40 mil.
No Reino Unido, foram registradas mais de 150 mil reclamações no Instagram e mais de 25 mil no Facebook.
Da redação do Acontece na Bahia