Idosa é resgatada após viver em situação análoga à escravidão por 41 anos; A mulher não recebia salário e teve auxílio emergencial furtado pelos patrões

Uma triste notícia circulou nas redes nesta manhã de sábado (30). Uma idosa de 63 anos foi resgatada em uma casa de família localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. A mulher viveu 41 anos em condições análogas à escravidão, servindo de empregada doméstica sem receber salário ou férias.

Agentes federais da Operação Resgate, que combate o trabalho escravo, resgataram a mulher na última segunda-feira (25).

A mulher estava disponível para família de forma integral. No entanto, quando não estava na casa dos patrões a mulher catava latinhas na rua, mas o dinheiro era recolhido pelos patrões.

Em depoimento a mulher falou que nasceu em São Paulo e trabalhava na casa da família desde os 22 anos de idade.

A mulher nunca recebeu salário nem teve sua carteira de trabalho assinada. Além disso a mulher vivia num quarto minúsculo e sem luz nos fundos da casa.

Os empregadores receberam autos de infração e responderão ao processo em liberdade.

O Ministério Publico está lutando atualmente para aplicar uma indenização equivalente ao tempo trabalhado de forma análoga à escravidão na família.

Além do tempo trabalhado sem salário e condições sub-humanas que a família submetia a idosa, a família ainda sacou o auxílio emergencial da mulher e não o repassou. De acordo com a idosa, a dona da casa pediu os documentos da moça para fazer a solicitação do benefício. Porém, ela disse à idosa que ela não poderia ter acesso ao dinheiro pois seus documentos eram “velhos”.

Entretanto, os auditores fiscais do Trabalho identificaram que o benefício foi solicitado e aprovado. Assim, os empregadores sacaram o dinheiro da mulher, mas nunca repassaram para a idosa.

Da redação Acontece na Bahia.