Search
Close this search box.

Globo é condenada a indenizar vítima de pegadinha no Caldeirão

Mesmo após sua morte, o professor Ricardo José Rímola ganhou uma batalha judicial contra a Globo. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a emissora a pagar uma indenização de R$ 30 mil acrescida de juros por uso indevido de imagem e dano moral.

Em 2013, Ricardo José foi vítima de uma pegadinha do Caldeirão do Huck e não deu permissão para mostrarem sua imagem. Apesar disso, o programa exibiu sua foto no quadro ‘X1000’ do programa. Ricardo processou a emissora, mas antes mesmo da decisão da justiça, ele faleceu devido a problemas pulmonares em 2015.

Na pegadinha, um ator da atração, com uma camisa manchada por uma caneta azul estourada, abordou o professor na praça Saenz Peña, no bairro da Tijuca, e pediu sua camisa emprestada para usar em uma entrevista de emprego.

A intenção do quadro era que a primeira pessoas que emprestasse a roupa ao falso desempregado ir à entrevista seria festejado pelo próprio Luciano Huck e uma banda de fanfarra. Além disso, iria receber uma quantia pela ação.

Ricardo José não quis dar a camisa. Produtores do programa explicaram a brincadeira e pediram que ele autorizasse o uso da imagem, mas ele não aceitou. Mesmo assim, a emissora exibiu.

“A Rede Globo fez uso da imagem do autor sem seu devido consentimento. Tal fato, por si só, já se caracteriza como reprovável, pois nem todas as pessoas desejam participar de quadros televisivos em cadeia nacional […] No caso em análise, o autor não atendeu à solicitação [do ator], sendo retratado em cadeia nacional como exemplo de pessoa não gentil, evidenciando, assim, uma característica negativa”, alegou o magistrado Leonardo Grandmasson Ferreira.

Da Redação.