Search
Close this search box.

‘Gente morta, sangue e gritos de socorro’: sobrevivente relata horror em acidente com ônibus que deixou 17 mortos na BR-423

Um relato comovente ajuda a dimensionar a tragédia ocorrida na noite desta sexta-feira (17), na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, em Pernambuco, onde um ônibus de turismo tombou e deixou 17 mortos e dezenas de feridos. O veículo voltava para a Bahia, após uma viagem ao Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, onde os passageiros foram fazer compras.

A passageira Marlete Batista Neves Fernandes, moradora de Caetité (BA), contou à TV Sudoeste os momentos de desespero logo após o veículo virar. O grupo voltava da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, onde havia passado o dia fazendo compras no Polo de Confecções.

“Eu percebi que o ônibus começou a correr muito e falei: ‘o motorista está doido’. Ele começou a fazer zigue-zague, acho que tentou encostar no barranco, e aí o ônibus tombou. Eu segurei a poltrona e, quando virou, fui a primeira a sair”, relatou Marlete.

A sobrevivente disse que conseguiu escapar por uma janela no teto. Do lado de fora, encontrou um cenário de horror.

“Eu só vi gente morta, sangue e gritos de socorro. Foi uma loucura, entrei em estado de choque. Rasguei um pedaço do meu vestido para estancar o sangue de uma amiga que estava ferida”, lembrou emocionada.

Marlete viajava com a cunhada, Maria, e uma amiga, Ilka. As duas ficaram feridas — Ilka está em observação no hospital, enquanto Maria permanecia desaparecida até a manhã deste sábado (18).

“Procurei por ela no escuro, chamando o nome, mas não via nada dentro do ônibus. Estou desesperada, tentando saber se ela foi levada ao hospital ou ao IML”, contou.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, entre as vítimas estão 11 mulheres, quatro homens e duas pessoas ainda não identificadas. Os corpos foram encaminhados aos Institutos de Medicina Legal (IML) de Caruaru e Recife.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente aconteceu em um trecho conhecido como Serra dos Ventos. O ônibus era conduzido por dois motoristas, que se revezavam na direção. O condutor que estava ao volante relatou uma falha no freio, o que teria provocado a perda de controle. O teste do bafômetro deu resultado negativo.

A empresa BF Turismo, responsável pelo veículo, lamentou o acidente e informou que todos os feridos foram levados ao Hospital Dom Moura, em Garanhuns. Uma equipe foi enviada ao local para prestar assistência às famílias e acompanhar a investigação.

Os passageiros eram das cidades baianas de Urandi, Caetité, Caculé, Boquira, Rio do Pires, Dom Basílio, Barra da Estiva, Aracatu e Vila Mariana, além de municípios mineiros como Janaúba, Porteirinha e Monte Azul.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou nas redes sociais, lamentando o ocorrido e informando que mobilizou equipes da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica para apoiar as vítimas.

“Sinto muito pela perda das vidas, pelos feridos e por todas as famílias. Meu governo continuará dando todo o apoio necessário”, declarou o governador.

Fonte: Com informações do G1

 Foto: Luan Ferreira/TV Sudoeste