Idosa é resgatada em cama com mosquitos na Bahia e morre horas depois

Uma tragédia comoveu a cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. No último sábado (20), uma idosa de 71 anos morreu após ser resgatada em estado crítico dentro da própria casa, em condições degradantes. O companheiro dela, identificado como Cláudio José de Oliveira dos Santos, foi preso em flagrante em um bar da região, consumindo bebidas alcoólicas.

Segundo a Polícia Civil, vizinhos acionaram o Samu depois de perceberem a situação de abandono em que a idosa vivia. Ela foi encontrada acamada, em um ambiente insalubre, cercada por sujeira, mosquitos e com sinais de feridas infectadas, além de apresentar hipotensão e hiperglicemia. Levado às pressas para um hospital, o estado de saúde da vítima era irreversível, e ela não resistiu poucas horas após o socorro.

Investigação e denúncias de violência

De acordo com testemunhas, Cláudio José impedia que familiares e vizinhos se aproximassem da idosa, mantendo-a isolada. Há relatos de que ele praticava não apenas violência física, mas também psicológica, patrimonial e até sexual contra a companheira. Além disso, segundo a investigação, ele se apropriava do benefício previdenciário da vítima.

Vizinhos relataram à polícia que ouviram a idosa pedir socorro dias antes do resgate, mas que foram impedidos de ajudá-la por medo das constantes ameaças do suspeito, descrito como extremamente agressivo. O local onde a vítima foi encontrada tinha forte odor, acúmulo de lixo e não oferecia condições mínimas de habitabilidade.

Prisão em flagrante

A prisão de Cláudio José aconteceu poucas horas depois, em um bar da cidade. Ele foi autuado por lesão corporal seguida de morte, com incidência da Lei Maria da Penha, e encaminhado ao sistema prisional. O Departamento de Polícia de Jaguaquara segue apurando se o acusado pode estar envolvido em outros crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade na região.

Outro caso de violência contra idosa na Bahia

No mesmo final de semana, em Conceição do Coité, a cerca de 111 km de Feira de Santana, uma idosa de 76 anos também foi vítima de violência doméstica. O companheiro dela, de 73 anos, foi preso em flagrante após agredi-la, deixando hematomas e lesões. A vítima recebeu atendimento no Hospital Português e segue em recuperação.

A Polícia Civil informou que ambos os casos estão sendo tratados com rigor e ressaltou a importância de denúncias da comunidade para combater situações de violência contra idosas e demais mulheres em situação de vulnerabilidade.

Da Redação com informações do g1

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Leia mais notícias abaixo

Médica e Influencer falece aos 27 anos e causa comoção na cidade

Corpos de homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR são encontrados

URGENTE! Homens armados e encapuzados invadem hospital no Rio em busca de paciente bale