Search
Close this search box.

Buscas por brasileira que caiu em trilha na Indonésia são interrompidas

As buscas pela brasileira Juliana Marins, que desapareceu na noite de sexta-feira (20) ao realizar uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, foram interrompidas novamente nesta segunda-feira (23), por questões climáticas. A informação foi divulgada por familiares, que confirmaram que a jovem, de 26 anos, já foi localizada pelas equipes de resgate.

De acordo com a publicação, as equipes conseguiram avançar apenas 250 metros em um dia inteiro e ainda estavam a 350 metros para chegar até onde Juliana estava.

Em um comunicado anterior, a família destacava que Juliana havia sido encontrada e as dificuldades para retirá-la.

“O resgate conseguiu localizar novamente a Juliana e está, neste momento, descendo até o local onde ela foi avistada. O ambiente de alta montanha é extremamente severo, com obstáculos naturais que dificultam o acesso aéreo, inclusive por helicópteros e drones”.

O Itamaraty havia pediu ao governo da Indonésia para reforçar trabalhos para resgatar Juliana. Segundo a pasta, dois funcionários da embaixada foram deslocados para o local para acompanhar os trabalhos de resgate – que vêm sendo dificultados por condições meteorológicas.

“Desde que acionada pela família da turista, a embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível. O embaixador do Brasil em Jacarta entrou pessoalmente em contato com o Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento e com o Diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia”, disse o ministério.

Juliana Marins, natural de Niterói (RJ), viajava sozinha pela Ásia quando decidiu realizar uma trilha de três dias no vulcão Rinjani, na Indonésia, acompanhada de um guia e cinco turistas. No segundo dia de percurso, ao parar para descansar, a jovem tropeçou e caiu de um penhasco que circunda a trilha junto à cratera do vulcão.

O último registro de Juliana foi feito em um vídeo às 17h30 de sábado (21). Familiares também compartilharam outras imagens que receberam da jovem durante a trilha.

Juliana foi localizada horas depois por turistas que passavam pela trilha. Com o auxílio de um drone, o grupo conseguiu visualizar a jovem, que está num local a cerca de 300 metros abaixo da trilha original.

A primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, afirmou que o resgate deve ser feito com urgência. “No decorrer do dia o ministro se manteve empenhado em auxiliar, de todas as formas possíveis, para que o resgate seja feito com urgência e que Juliana retorne ao Brasil o mais breve”, disse.

Foto: Divulgação

SBT