Search
Close this search box.

Vulcão entra em atividade próximo a Reykjavik, capital da Islândia

Uma erupção vulcânica teve início na noite de segunda-feira (18) na Islândia, ao sul da capital Reykjavik, em uma área que já apresentava intensa atividade sísmica em novembro, conforme informado pela agência de meteorologia do país nórdico (IMO, na sigla em inglês).

A agência islandesa anunciou em comunicado que uma erupção efusiva começou poucos quilômetros a nordeste de Grindavík pouco depois das 22h30 GMT (19h30 em Brasília), acrescentando que o código de cores da aviação foi alterado para vermelho.

A região já havia registrado pelo menos 150 tremores de terra em 30 de novembro, resultando em enormes buracos fumegantes e rachaduras nas ruas e estradas locais.

O Gabinete de Meteorologia da Islândia alertou que a erupção poderá ocorrer de maneira preocupante nas proximidades do famoso spa termal Lagoa Azul, uma das principais atrações turísticas da Islândia. O local mais provável para a erupção é agora Sýlingarfell, que foi evacuado no início deste mês devido aos temores de uma erupção iminente.

Imagens de satélite revelam que o solo está se elevando a uma taxa de 1 cm por dia nas proximidades da Lagoa Azul, enquanto outras áreas afundaram até trinta centímetros devido ao enxame sísmico, conforme relatado pelo The Sun.

Os residentes de Grindavik foram obrigados a deixar suas casas e evacuar em 11 de novembro, quando o magma começou a se deslocar sob a crosta terrestre e enormes rachaduras surgiram no solo.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Reprodução/Metsul”