Search
Close this search box.

Vídeo: Vereador pede desculpas após declarações xenófobas contra baianos

Vereador pede desculpas após declarações xenófobas contra baianos

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, gerou polêmica ao fazer declarações xenófobas contra baianos encontrados em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves (RS). O político afirmou que empresas e produtores rurais não deveriam buscar “aquela gente lá de cima”, se referindo aos trabalhadores resgatados. O discurso foi classificado pelo MPF como odioso, preconceituoso e de caráter xenofóbico e discriminatório.

Fantinel minimizou a situação, dizendo que subiu à tribuna para prestar solidariedade aos empresários e produtores rurais e alertar para possíveis fraudes, quando trabalhadores inventariam más condições de trabalho. Entretanto, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (2), o vereador chorou e pediu desculpas pela fala ofensiva. “Registro que tenho muito apreço ao povo baiano e a todos do Norte e Nordeste do país. Em um momento de lapso mental, proferi palavras que não representam o que eu sinto pelo povo da Bahia e do Norte e Nordeste”, disse.

https://www.instagram.com/reel/CpTTiHMNV2G/

A repercussão do caso foi tão grande que a família do vereador afirmou estar recebendo ameaças. O partido Patriota expulsou Fantinel e um grupo de manifestantes fez um protesto dentro da Câmara Municipal de Caxias do Sul contra o vereador. A sessão da Câmara aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment do vereador.

O filho de uma das vítimas, resgatada em situação análoga à escravidão, comentou sobre o caso: “Essa fala do vereador é uma agressão não só à minha mãe e aos outros trabalhadores resgatados, mas a todos os baianos e nordestinos. É uma demonstração clara de preconceito e intolerância que não deve ser tolerada. Esperamos que o vereador reflita sobre suas palavras e que a justiça seja feita”, disse.