Uma pessoa morreu com o desabamento de prateleiras em supermercado; Bombeiros procuram vítimas

A queda de cinco torres de prateleiras gigantes em um supermecado em São Luiz, no Maranhão, matou uma funcionária e deixou pelo menos outras oito pessoas feridas na noite desta sexta-feira (2).

O acidente aconteceu por volta das 20h e foi registrada pelo circuito interno de segurança do local.

Os nomes da vítima fatal e dos feridos não foram divulgados. Em vídeos que circulam pela internet é possível ver o exato momento em que as inúmeras estruturas metálicas começam a cair em uma espécie de efeito dominó.

No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de clientes. Ainda não há informações sobre o que provocou o desabamento, mas há a suspeita de que um acidente com uma empilhadeira poderia ter provocado a queda de uma das gôndolas, causando um efeito dominó, derrubando quase metade da linha de frente do supermercado.

Outra hipótese, segundo os relatos de quem estava no local, é de que uma prateleira estaria balançando com o suposto excesso de peso e que um operador de empilhadeira teria tentado tirar um bloco de palete, sem tempo de evitar a tragédia.

O governo do Estado afirmou que o trabalho de buscas as vitmas realizado pelo Corpo de Bombeiros continuam na manhã deste sábado (3) e só fará a divulgação dos dados depois que todas as famílias forem informadas sobre a situação das vítimas. Ao final do resgate haverá um pronunciamento oficial, previsto para ocorrer ainda hoje.

Segundo o Corpo de Bombeiros logo após o acidente houve um princípio de curto-circuito. Por causa da escuridão e da quantidade de escombros, as equipes de resgate adotaram a tática de ouvir se telefones móveis estão tocando para chegar a possíveis vítimas que ainda não foram todas resgatadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, quatro hospitais públicos municipais acionaram planos de emergência, inclusive chamando médicos e enfermeiros de folga, para receber as vítimas do acidente.

O supermercado envolvido no acidente, o Mix Atacarejo, faz parte do grupo Mateus, que diz ser “a maior rede de supermercados do Brasil com capital 100% nacional.” O grupo emitiu uma nota lamentando o ocorrido. “O Grupo Mateus reforça que, neste momento, o que importa é o resgate dos envolvidos no acidente, o apoio às vítimas e seus familiares. Para nós, a prioridade são as pessoas”, informou por meio de nota.