“Um alento aos povos da América Latina”: Lula e Dilma comemoram vitória de Boric no Chile e parabenizam o novo presidente

Após a vitória do progressista Gabriel Boric, eleito presidente do Chile depois de vencer o adversário de extrema-direita José Antonio Kast, os ex-presidentes do Brasil, Lula e Dilma, ambos do PT, parabenizam a vitória.

Boric conquistou 55,86% dos votos válidos, enquanto Kast (44,14%). Boric tem 35 anos e se tornará o presidente mais jovem da história do país quando assumir, em 11 de março. Ele fica no lugar do conservador Sebastián Piñera.

Em suas redes sociais, Lula parabenizou a vitória: “Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleição para presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”.

Dilma também escreveu e comemorou a vitória como sendo um “alento” à America Latina. “A vitória consagradora de Boric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de [Augusto] Pinochet”.

Da Redação do Acontece na Bahia

Categoria(s): Destaque.

Comente: