Três novas variantes do Covid-19 são detectadas em circulação no Brasil pelo Instituto Butantan

Mais uma notícia preocupante tem sido destaque nesta terça-feira (27), pois o Instituto Butantan detectou três novas variantes do Covid-19 em circulação pelo Brasil.

Segundo o portal CNN Brasil, pesquisadores do Instituto Butantan detectaram três novas variantes no estado de São Paulo. As novas cepas foram encontradas na Baixada Santista, em Itapecerica da Serra e na cidade de Jardinópolis, interior do estado.

A variante Sul-africana B.1.351 foi encontrada na Baixada Santista. Já em Itapecerica da Serra, os pesquisadores identificaram a variante B.1.318, cepa já encontrado na Suíça e também Reino Unido. Já a variante N9, que é uma mutação da variante amazônica P1, foi identificada na cidade de Jardinópolis.

De acordo com o Butantan, a variante sul-africana é de preocupação, enquanto a N9 e a suíça são, por enquanto, variantes de interesse, que devem ser observadas com atenção, mas que ainda não foram associadas ao agravamento da pandemia.

O Butantan explica, ainda, que as detecções foram feitas na semana epidemiológica, ou seja, no período de uma semana em que o Butantan realiza a vigilância de novas variantes, por meio do sequenciamento genômico de parte das amostras positivas diagnosticadas nos laboratórios do Instituto.

“Esses estudos mostram que tem muita variante em São Paulo. Precisamos de políticas de contenção e respeitar o distanciamento para que a gente não fique espalhando variantes”, explica a vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga.

Da Redação do Acontece na Bahia

Tag(s): , , .

Categoria(s): Destaque, Nacional.

Comente: