Tratamento criado por brasileiros é usado para combater coronavírus: ‘resultados incríveis’

Na última segunda-feira (22), foi divulgado um estudo realizado com 15 pacientes utilizando células derivadas do cordão umbilical, que são isoladas e expandidas e, depois de feito o controle de qualidade, elas são injetadas nos pacientes por via endovenosa.

De acordo com o site Agênca Brasil, Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) e do Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ICC/FiocruzParaná) iniciaram uma pesquisa pioneira que usa células-tronco no tratamento de pacientes com a covid-19.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, Paulo Brofman, um dos líderes do projeto, disse hoje (22), que a doença irá ter “resultados incríveis.”

A terapia celular utilizando células troncos já está sendo realizada em países como Estados Unidos, China, Colômbia, França e Jordânia. O efeito tem sido positivo na recuperação dos pacientes e está relatado repetidamente em vários desses ensaios, mesmo em pacientes idosos em estágio avançado da doença.