Search
Close this search box.

Software que converte sinais de libra em texto é desenvolvido por estudantes brasileiros da Etec

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais neste domingo (25). Um passo importante no processo de inclusão foi dado com o desenvolvimento de um software que reconhece sinais de libras e converte em texto feito pelos estudantes Vinicius, luciano e Fabricio da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, SP.

Os estudantes conseguiram conquistar o 9º lugar na votação popular da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), e ainda receberam o convite para participar da  Mostratec Jovem-Pará, feira de ciência e tecnologia.

A estrutura do projeto que foi desenvolvida por meio do Sistema Operacional Ubuntu, possui 100 sinais em libras programados para reconhecimento. Por meio de uma biblioteca de códigos e uma câmera, o sistema captura gestos e movimentos como por exemplo sinais de mão.

Um dos inventores do projeto, Luciano, nasceu com lábio leporino e possui dificuldade de fala. Seu objetivo desde o início de seus estudos era claro.

Por conta do meu problema, falei com meu pai que, quando iniciasse o curso, queria fazer algo para ajudar as pessoas, isso foi o que mais me motivou e me motiva a continuar com o projeto”, contou Luciano. Os estudantes contaram com o apoio de seus professores e o software foi desenvolvido como projeto de TCC. Parabéns aos estudantes.

Da redação do Acontece na Bahia