Connect with us

Politica

Senado aprova adiamento das eleições municipais de 2020

...

o adiamento da eleição municipal deste ano, marcada para os dias 15 e 29 de novembro, foi aprovado pelo Plenário do Senado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O texto aprovado nesta terça-feira (23) foi um substitutivo do senador Weverton (PDT-MA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro, mesmo com a mudança na data. Na última terça (23), o texto aprovado do senador Weverton (PDT-MA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020.

A definição da nova data não foi consenso da maioria. Alguns senadores entendem que não há necessidade de adiar as eleições por acreditarem em uma queda no números de casos de contaminados até outubro. Já outros, como Rogério Carvalho (PT-SE), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Rose de Freitas sugeriram que a votação seja adiada para dezembro.

Ciro Nogueira (PP-PI), Alvaro Dias (Podemos-PR) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), entre outros, defenderam a suspensão das eleições deste ano e a prorrogação dos atuais mandatos para coincidência de pleitos em 2022.

Publicidade

Acontece Na Bahia - Copyright © 2019.