Search
Close this search box.

Salvador é destino turístico mais procurado pelos brasileiros, aponta estudo do Ministério do Turismo

Uma pesquisa conduzida pelo Ministério do Turismo e divulgada na última terça-feira (23) coroou Salvador como o destino nacional mais cobiçado pelos brasileiros. A capital baiana liderou o ranking, obtendo uma média de interesse de 7.1 numa escala que vai de 0 a 10.

Entre as cinco cidades mais desejadas para turismo, todas têm a beleza litorânea como ponto em comum. Fernando de Noronha conquistou o segundo lugar, com 6.9 pontos; o Rio de Janeiro seguiu em terceiro, com 6.7; os Lençóis Maranhenses ficaram em quarto, com 6.5; e Florianópolis completou o grupo, também com 6.5 pontos.

Pedro Tourinho, Secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), atribuiu esse resultado aos investimentos realizados pela gestão municipal, incluindo a construção do Centro de Convenções, a requalificação do Mercado Modelo e a inauguração da Galeria Mercado, localizada no subsolo do referido equipamento.

Na pesquisa, que revelou que 43% dos entrevistados manifestaram o desejo de viajar em 2024, a Bahia ocupou o segundo lugar entre os estados, com 11% de intenção de visita. A preferência majoritária recaiu sobre São Paulo e Rio de Janeiro, ambos com 15%, empatados na primeira posição. O Ceará ficou em terceiro lugar, com 9%, enquanto Santa Catarina e Pernambuco dividiram a quinta colocação, com 7% cada.

Segundo o estudo, durante a alta temporada de verão, um em cada três brasileiros planeja viajar a lazer até março, com uma média de permanência de dez dias. Notavelmente, 95% dos entrevistados optam por destinos nacionais, sendo que Nordeste e Sudeste despontam como as regiões preferenciais.

Outros dados revelados indicam que 69% dos brasileiros viajam anualmente, principalmente em grupos familiares, utilizando predominantemente carros e ônibus como meios de transporte, enquanto cerca de 25% mencionam o avião como opção.

O estudo intitulado ‘Tendências de Turismo’ foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) e as entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2023.

O atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, usou as redes sociais para comentar a pesquisa que aponta Salvador como o destino turístico mais procurado pelos brasileiros.

“Só quem já pisou nesta terra sabe a energia massa que essa cidade transmite! Não é à toa que Salvador se tornou o destino mais desejado do país. Bora arrumar as malas”?

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Setur.ba.gov.br