ProInfância faz novo Encontro de Formação em Baixa Grande

Baixa Grande recebe nesta sexta-feira, 24.05, nova visita das educadoras do projeto ProInfância Bahia. Depois do sucesso do último encontro, em que a pauta foi currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil, agora, o debate será sobre a importância da adaptação dos ambientes e espaços internos e externos das escolas infantis às necessidades das crianças de 0 a 6 anos de idade. O evento acontece na Escola Professora Maria Edna Matos, Rua Manoel Domingos de Amorim, s/n (Próximo ao Clube 5 de março), das 8h às 17h. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.

Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora da UFBA, Marlene dos Santos, mesmo os municípios que possuem instituições de Educação Infantil com uma boa infraestrutura física, em geral, a organização do ambiente ainda não está adaptada à criança. “Notamos que as formas de organização e de vivência nesses espaços são muito voltadas ao mundo adulto. Então, vamos discutir o que é espaço, o que é ambiente, como esses dois elementos se constituem currículo da Educação Infantil e o lugar das crianças nesses ambientes”, explica Marlene.

Nesse Encontro de Formação, os profissionais de educação da região poderão contar com a orientação de uma equipe formada por uma especialista em Educação Infantil, a coordenadora do polo e uma estagiária do curso de pedagogia da UFBA. Durante todo o ano estão previstas novas visitas técnicas e encontros de formação, que acontecerão nos dez polos regionais do projeto.

O objetivo principal do projeto ProInfância Bahia é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil.  

Fonte: Notícias Livre.

Categoria(s): Regional.

Comente: