Search
Close this search box.

Primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto é adiado em Ibotirama em função das fortes chuvas

A forte chuva que atingiu o município de Ibotirama na última sexta-feira (26), levou o governador Jerônimo Rodrigues, que cumpre agenda institucional no município, a adiar a realização do primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o evento já está com a estrutura montada na Praça Ives de Oliveira e aconteceria nesta sexta e sábado (27). A Sesab vai anunciar quais são as novas datas para o evento. A agenda de entrega de 150 unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida está mantida.

“Com a chuva de hoje não temos condições de fazer os atendimentos previstos, pois tem muita água correndo nas ruas e na estrutura montada. Em reunião com a coordenação da Saúde Mais Perto, decidimos suspender o atendimento desta sexta-feira. Será avaliada a possibilidade da feira ser realizada no sábado e domingo, a depender das condições climáticas”, anunciou o governador.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, explicou que quem pegou pulseira será atendido no domingo ou em outro dia da feira de saúde. Ela ainda orientou que pessoas idosas, com deficiência ou baixa mobilidade, fiquem em casa e aguardem divulgação das novas datas que serão anunciadas pela Sesab. “Pedimos que o público fique em casa, a realização da feira Saúde Mais Perto está assegurada. Domingo, segunda ou terça-feira, quantos dias forem necessários, essa foi a determinação do governador”, detalhou.

No espaço serão realizados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-x e exames laboratoriais, mas também triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical; triagem e encaminhamento para cirurgias de catarata e para limpeza de lentes dos que já fizeram a cirurgia.

Além de atendimentos odontológicos, exame preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Para acessar os serviços, basta apresentar cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar requisição médica.

A feira de saúde já esteve em 21 municípios desde o começo de 2023 e 336.182 mil atendimentos já foram registrados desde a primeira edição. Para 2024 estão previstas mais 500 ações de saúde itinerante.

Moradores do município e região também terão acesso a serviços do SAC móvel como a primeira e segunda via da carteira de identidade e CPF.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Foto: Mateus Pereira/GOVBA